Identificando rachaduras, trincas e fissuras!
- JVProjetos - Arquitetura e Engenharia
- 29 de set. de 2017
- 2 min de leitura

Como saber quando precisam ser tratadas como patologias estruturais e necessitam do acompanhamento de um engenheiro civil, e quando estão mais relacionadas à manutenção da edificação, causando apenas desconforto estético?
O primeiro passo é identificar o grau desta patologia, pelo menos para se ter uma noção de quando pode se tratar de algo mais sério e necessitar de auxílio profissional...
Definições de fissuras, trincas e rachaduras

Fissura
Segundo a NBR 15575 – Desempenho de Edifícios Habitacionais até 5 Pavimentos (parte 2 itens 3.7 e 3.9), as fissuras apresentam aberturas inferiores ou iguais a
0,6 mm.
Pode ser entendida como aberturas finas e alongadas na superfície de um determinado objeto. Por exemplo: A aplicação de uma argamassa rica em cimento apresentou, após a cura, muitas fissuras em direções aleatórias. Elas são, geralmente, superficiais e não implicam, necessariamente, na diminuição da segurança dos componentes estruturais.
Trinca
Segundo a NBR 15575 – Desempenho de Edifícios Habitacionais até 5 Pavimentos – Parte 2 (itens 3.7 e 3.9), as trincas apresentam abertura superior a 0,6 mm.
É o estado em que um objeto, ou parte dele, se apresenta partido, separado em partes. Por exemplo: A parede está trincada, ou seja, separada em partes.
As trincas também podem ser bem finas, sendo assim necessário o uso de instrumentos para visualizá-la. Implicam na diminuição da segurança estrutural, pois representa a ruptura dos elementos estruturais, devendo assim ter a causa ou as causas minuciosamente pesquisadas.
Rachadura
É o estado em que um determinado objeto ou parte dele apresenta uma abertura de tal tamanho que ocasiona interferências indesejáveis. Por exemplo: Entra vento e água da chuva através da rachadura na parede. As rachaduras, por proporcionarem diferentes manifestações de interferências, devem ser analisadas caso a caso e serem tratadas antes do seu fechamento.
Existem diversas maneiras para tratar trincas, fissuras e rachaduras. É necessário considerar o custo, local e o tempo de execução para o tratamento. Consulte um profissional em caso de dúvidas a respeito destas patologias e as melhores formas para o tratamento!
Comments